Estádio olimpíco de londres é disputado por West Ham e Tottenham


Quase todas as instalações esportivas dos Jogos Olímpicos que serão realizados na cidade de Londres em 2012 já estão em fase final de construção. Entretanto a grande dor de cabeça da Companhia do Legado do Parque Olímpico (OPLC) é como o estádio olímpico será utilizado após os jogos.

Estádio Olímpico de Londres 2012

Dois clubes londrinos estão interessados na utilização da instalação após os jogos: West Ham e Tottenham e ambos os clubes já possuem os seus estádios. Atualmente, o Tottenham manda seus jogos em White Hart Lane, estádio construído em 1899 e cujo recorde de público é de 75 mil pessoas, mas que atualmente tem capacidade máxima para apenas 36.310 torcedores. Já o West Ham United é dono do Upton Park, que comporta 35.303 torcedores. Por outro lado, o Estádio Olímpico terá capacidade inicial para 80 mil pessoas, podendo ser posteriormente reduzida.

Propostas de utilização

Segundo a assessoria do Tottenham, o objetivo o clube é transformar a instalação em uma arena viável financeiramente e para isto ela deveria ser predominantemente uma arena para o futebol. Assim, haveria a necessidade da demolição da pista de atletismo para a instalação de novas filas de arquibancadas para os torcedores. Essa proposta tem causado reações negativas pelas autoridades olímpicas e atletas, haja vista que o estádio deixaria de ser um legado olímpico dos jogos de Londres. A proposta do West Ham, por outro lado, caracteriza-se pela manutenção da pista de atletismo e por uma solução mais viável financeiramente.

Manutenção da pista de atletismo é vantagem para o West Ham

O resultado será apresentado no final deste mês de janeiro e o time que ganhar a concorrência poderá utilizar a arena a partir da temporada 2014/2015. A proposta do West Ham se mostra mais aceitável pela manutenção da pista, como opina o presidente da Associação Européia de Atletismo, Hansjorg Wirz: “manter a pista de atletismo deve fazer parte de qualquer projeto futuro para um Estádio Olímpico”. Ao manter a pista, Wirz considera ser possível o acolhimento de futuras grandes competições, como Europeus, Mundiais e Meetings e relembrou a utilidade do Stade de France, em Paris, que além de grandes competições de atletismo, já recebeu um Mundial de Futebol, duas finais da Liga dos Campeões e a Taça do Mundo de Rugby.

Usain Bolt vence etapa da Liga de Diamante disputada no Stade de France

Nenhum comentário:

Deixe a sua opinião e contribua para o alto nível do debate!

Tecnologia do Blogger.