Para Nuno Cobra, foi um desperdício Ronaldo parar de jogar futebol aos 34 anos


Nuno Cobra foi o preparador físico de Ayrton Senna. Transformou o franzino piloto de Fórmula 1 em um atleta que corria mais de 15 Km por dia! Todos os dias... Em entrevista ao blog do Cosme Rímoli, Cobra diz que o processo de ganho de massa muscular de Ronaldo foi errado, que o hoje ex-jogador poderia jogar até os 40 anos e que poderia levar o Fenômeno à Copa de 2014. Confiram alguns trechos da entrevista e o texto completo aqui.

Nuno, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez diz que sonha com a volta de Ronaldo. Garante que depois de dois ou três meses ele voltará por saudade aos campos. Isso é possível?

A aposentadoria do Ronaldo agora será o maior desperdício do mundo. Ele tem 34 anos. Fisiologicamente, o potencial de um homem é igual dos 20 aos 40 anos. Basta trabalhar muito e de maneira inteligente. Um atleta precisa ser tratado fisicamente, espiritualmente e mentalmente. O Ayrton Senna chegou até mim arrasado. Inseguro, travado, sem confiança. Mal conseguia se erguer em uma barra. No fim dos dez anos do meu trabalho com ele, estava quase um atleta olímpico. O que é necessário é motivação, perseverança, vontade. Só depende do Ronaldo. Ele está parando com o futebol por falta de orientação.

Nuno Cobra em treinamento com Ayrton Senna

Mas Nuno, ele diz que perdeu para o corpo. Está gordo, com dores...

Eu treinava o tenista Cesar Kist e o fazia correr com dois coletes de dois quilos. Ele reclamava, desanimava, sentia dores no corpo todo. Depois, sem eles, seu preparo na quadra era excelente. Eu te pergunto, Cosme, com quantos coletes o Ronaldo estava jogando nestes últimos jogos? Com pelo menos uns oito. Ele deve estar 16 quilos acima do peso. Quem joga sem dor com oito coletes no corpo? O Ronaldo é um fenômemo do lado fisiológico. Ele tem fibras rápidas demais nas pernas de um jogador. Por isso fazia o que queria com os zagueiros. Agora, com 16 quilos a mais é impossível...

Nuno, e em relação aos cigarros e as bebidas alcóolicas que ele aprecia?

O Neto não conseguia dar um pique de 100 metros. Quando comecei a trabalhar com ele, estava bebendo como um louco.Comigo ele parou. E fomos treinar em Campinas. Depois de dar uma volta em velocidade em parque de lá, ele começou a chorar, me agradecendo. Eu não peço para os atletas pararem com seus vícios. Eles percebem a importância de respeitar o próprio corpo. Uma pena que meu trabalho teve de ser interrompido com o Neto porque o supervisor do Corinthians soube. E o Neto foi proibido de treinar comigo. Há uma máfia absurda no futebol entre os preparadores físicos.

Ronaldo flagrado fumando dois dias após a sua aposentadoria do futebol

Voltando ao Ronaldo, você disse que ele deve o fim precoce de sua carreira a um método burro?

Sim. A sua estrutura é de uma pessoa magra. Quando ele foi jogar na Europa, fizeram com que ele ganhasse massa de uma maneira estúpida, burra. Musculação intensa e o encheram de suplementos, como a um cavalo. Não levaram em consideração a sua formação fisiológica, suas articulações. Com o peso excessivo ele sempre ficou sujeito a lesões. E elas vieram. O caso do Ronaldo é clássico, bem nítido o erro na formação física desse talento extraordinário.

As várias transformações que Ronaldo teve em seu físico durante a sua carreira

Você resolveria como a falta de motivação de Ronaldo para continuar?

O Ronaldo precisa redescobrir a alegria de ser um atleta respeitado. Ser chamado de baleia, gordo, pançudo quebra a motivação de qualquer um. O trabalho tem de ser feito primeiro na mente de Ronaldo. Ele precisa voltar a se gostar, a se enxergar como jogador de futebol. Ter orgulho do seu corpo. Ele é privilegiado por Deus. Ninguém tem tanto talento como atacante no futebol mundial. Parar com 34 anos é um crime! Se eu tivesse seis meses com ele, Ronaldo voltaria a ser Ronaldo. Disputaria a Copa de 2014... E jogaria até os 40 anos, brincando. Só peço seis meses. E nem precisa me pagar um tostão. Faria isso por amor, por prazer de salvar tanto talento que está sendo jogado fora...

Opinião do Blog

Eu sempre achei que é muito precoce um jogador de futebol ser considerado velho e quase descartável aos 32 ou 33 anos. Acredito que é mais um mito criado e quando essa faixa de idade se aproxima, psicologicamente, o jogador já se sente velho e tende a encerrar a carreira. Fisiologicamente, como menciona Nuno Cobra na entrevista, o corpo ainda está no seu ápice de rendimento. No handebol, vimos o exemplo do jogador SB que jogou além dos 40 e com mais de 35 disputou, e muito bem, uma Olimpíada. É tudo uma questão de cuidar do corpo e de profissionalismo. Não é certo receber mais de R$ 1 milhão e não ter o mínimo cuidado com o corpo, o seu instrumento de trabalho. E não venham me falar de hipotireoidismo...

Nenhum comentário:

Deixe a sua opinião e contribua para o alto nível do debate!

Tecnologia do Blogger.