A premiação da Liga Nacional de Handebol me faz lembrar do meu tempo de mirim


Era 1996 em Petrolina-PE. Não me recordo do mês, mas sei que a disputa era muito grande! Colégio Diocesano Dom Bosco contra a Escola Marechal Antonio Alves Filho, o EMAF. Treinávamos o ano inteiro sempre dividindo as aulas com o esporte. Eram treinos físicos, técnicos, táticos e os babas do Sábado pela manhã. Babas é o “bater uma bolinha”, pra nós pernambucanos. Todo esse ano, para nós mirins, se resumia a, no máximo, três jogos. Os Jogos Escolares de Petrolina, na categoria mirim, quase sempre só contavam com o Dom Bosco e o EMAF, então, o vencedor era decidido numa melhor de três partidas. E o prêmio? Um troféu e uma medalha de honra ao mérito!


A medalha que eu ganhei quando era mirim. A da Liga Nacional é um pouco mais bonita.

Esse final de semana começou mais uma edição da Liga Nacional de Handebol. É o maior campeonato de handebol no Brasil. É aquele que deve mostrar a evolução e a qualidade do handebol brasileiro através das equipes que disputam a competição. É, ou ao menos, deveria ser...

Contando com apenas sete equipes tanto no naipe masculino quanto no feminino, a Liga Nacional não conta com um patrocinador oficial, não conta com a cobertura dos maiores veículos de mídia e, pasmem, não conta com premiação! Segundo o regulamento oficial da competição, no Parágrafo 1°, do Artigo 1° da Seção II que rege os assuntos relativos às premiações: “Serão premiados com Troféus e Medalhas o Campeão o Vice Campeão e o 3º Colocado da Liga Nacional Masculina 2011.

Então quer dizer que são gastos milhares de reais para montar uma equipe, pagar as taxas, pagar as passagens aéreas, ser campeã e só receber como prêmio uma medalha e um troféu? Tirando as tradicionais equipes do handebol qual outro time, qual outra cidade, qual outro patrocinador vai querer investir uma grana preta para disputar uma competição em que a premiação é um troféu e uma medalha? Não estou questionando o mérito histórico e a honra de vencer uma Liga Nacional, mas sejamos francos, isso é uma desvalorização do time que foi melhor e venceu a competição.

Ou seja, eu fui campeão mirim e tenho minha medalhinha de honra ao mérito do mesmo jeito que o Pinheiros ou a Metodista vão ter se vencerem a Liga Nacional 2011! Um campeonato não se compara a outro: eu nunca vou ter a honra de vencer a Liga Nacional, mas tenho toda a honra de ter a minha medalhinha. Entretanto, para a Liga como um evento profissional e que mostra o handebol do Brasil, é lamentável!


E fica mais lamentável ainda quando comparamos com a Liga Futsal, a NBB e a Super Liga de Vôlei. Aí percebemos o quanto o handebol está atrasado em relação aos outros esportes. Será que faltam parceiros interessados? Será que ninguém quer investir em um esporte dinâmico e muito bonito de se assistir? Será que a CBHb não tem, sei lá, 10 ou 15 mil reais para premiar o campeão?

Esporte Clube Pinheiros é o atual campeão da Liga Nacional.

Eu só espero que quando for acontecer a premiação e as medalhinhas de honra ao mérito forem entregues, não aconteça como aconteceu no Panamericano de clubes, organizado pela CBHb, quando não teve medalha para o terceiro colocado. Aliás, teve sim! A “organização” teve que se virar nos 30 e conseguiu arrumar algumas medalhas: de uma competição de natação...

Nenhum comentário:

Deixe a sua opinião e contribua para o alto nível do debate!

Tecnologia do Blogger.