O estádio do Corinthians e a Copa 2014 ainda vão judiar demais do nosso bolso


Do Blog do Fernando Sampaio no UOL

Itaquerão, Sanchez, Teixeira, Kassab…

Esta semana, Andrés Sanchez falou sobre o Itaquerão. Procurou passar um ar de preocupação com o estádio, levantando a possibilidade de ser um “sonho”. Fiquei na dúvida. Não sei se foi ironia, ou preocupação. Será que Sanchez ainda tem alguma dúvida que Teixeira e Kassab farão o estádio? E ainda falta o Governo Lula.

Isso foi acertado na África.

Kassab sonhava com o Piritubão, obra faraônica, realizada nos últimos dois anos de mandato. Teixeira mandou fazer o estádio do Corinthians. Lula e Emilio Odebrecht entraram na onda. Esta galera vai levantar o estádio. Não tenho dúvida. Tecnicamente nunca acreditei, mas no Brasil nunca descarto possibilidades.

Itaquerão conta, segundo a Fifa, com 109 erros em seu projeto

Faltam 40 meses para a Copa, 35 meses para entrega do estádio. Os maiores estádios da Alemanha e África levaram mais de 40 meses. Seguindo os caminhos corretos, dentro da lei, sem mutreta, o tempo é curto. No Brasil sempre existe um “jeitinho”. Só vai rolar no lobby político, na pressão, nas obras sem licitação, no regime de “emergência”. Aí sim, o rolo compressor atropela. Tudo fica possível, com muito dinheiro.

Muitos clubes demoraram anos, ou décadas, construindo seus estádios.

Hoje, os aspectos urbanísticos são mais complexos. Itaquera não é uma fazenda. Mesmo que fosse área rural, existem leis a serem cumpridas. A Arena Palestra, numa área bem mais central, levou meses para conseguir a aprovação de sua modernização. Na periferia, qualidade de vida também deve ser preservada. Não vale fazer meia-boca. Lá também tem meio-ambiente, pedestres, ruas, avenidas, metrô.

Qualquer obra urbana, ainda mais desta magnitude, feita dentro da lei, demora.

Existem trâmites legais a serem cumpridos. Ou, dá-se um jeito para “acelerar” o esquema.

O terreno é público. Precisa “mudar” a lei, segundo o Kassab. Existem dois dutos da Petrobrás, OSVAT – OC24 e OSVAT 22 que transportam combustíveis de São José dos Campos e São Caetano do Sul que precisam ser removidos para uma área com licença ambiental. A Transpetro não fala do assunto, mas os especialistas dizem que o custo da remoção e construção do “by-pass” seria de cerca de R$ 120 milhões. Quem vai pagar? Vai deixar construir estacionamento irregular em cima? Burlar a lei? Vila Socó?

E o mais importante: Não existe projeto.

O COL ficou de fazer e aprovar na FIFA. Tudo o que foi feito pelo clube, foi no lixo. Só depois de aprovado, a Odebrecht pode entrar com pedido de empréstimo no BNDES. Uma empresa comum, leva três meses no mínimo. Seguindo caminhos normais, a liberação dos R$ 400 milhões sairia em maio, faltando 29 meses para entrega em janeiro de 2014, data da aprovação FIFA. Digamos que a FIFA dê um jeitnho e aceite vistoria o estádio um dia antes da abertura, sem teste simulatório. Ufa, aí faltariam 32 meses.

Soccer City demorou 60 meses para ficar pronto. Restando 40 meses o Itaquerão não tem projeto final definido

Vamos considerar que a relação com Zé Dirceu, a filiação ao PT, a pressão na mídia, as trocas de favores, os apoios políticos, ajudem para que o empréstimo saia em março. Ok. Mas a Odebrecht precisa dar uma garantia coorporativa. O BNDES é público, mas deve ser sério. Só se pintar uma empresa estatal pagando algo irreal no “namming rigths. Aí seria um escândalo, coisa que no Brasil tem sido comum.

Quem sabe seja esta a carta na manga.

Kassab não vai perder a chance. Seu mestre Paulo Maluf jamais perderia esta oportunidade. O que será de Kassab pós 2014? Precisa garantir o futuro. O restante da ampliação, Teixeira garantiu ao Alckmin. Não tenho dúvida, Andres Sanchez foi definitivamente irônico.

Em abril, o Itaquerão será o maior canteiro de obras do país. Emirados Árabes, Bahrein, Qatar… ficarão invejosos. A família Bin Laden, dona da maior empreiteira do mundo árabe, ficará orgulhosa.

Itaquerão 2014 e você, tudo a ver !!!

Opinião do Blog

Esse é o jeito que a coisa acontece no Brasil. Ganha-se o direito de sediar um evento, faz-se de tudo para que o início das obras atrasem, quando não dá mais tempo pra fazer tudo do jeito que manda o figurino, começa o Samba do Criolo Doido. Devemos lembrar que o Brasil já era tida como sede da Copa 2014 desde 17 de março de 2006 e foi oficializada em 30 de outubro de 2007, ou seja, há quase 5 anos atrás.

Nenhum comentário:

Deixe a sua opinião e contribua para o alto nível do debate!

Tecnologia do Blogger.